Conheça sobre Higienização de Ar Condicionado
A higienização do sistema de ar condicionado é de extrema importância, pois irá garantir que o ar insuflado no ambiente esteja livre de fungos, bactérias e particulados. Quando o equipamento, serpentina, filtros e demais componentes não estão limpos, os contaminantes retornam ao ambiente causando diversos danos à saúde dos ocupantes. Além disso, quando temos excesso de sujeira no equipamento, há um bloqueio da passagem do ar, o que faz com que ele fique sobrecarregado e consuma mais energia elétrica e tenha sua eficiência reduzida.
Durante a higienização dos equipamentos, alguns itens devem ser obrigatoriamente verificados, tais como:
- Filtros de ar;
- Bandeja de condensado;
- Tubulação de dreno;
- Rotor;
- Serpentina;
- Gabinete.
Importante salientar que de acordo com lei federal 13.589 de 04 de janeiro de 2018, todos os estabelecimentos devem possuir PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle). Assim, é necessário não apenas realizar higienização do sistema, mas também possuir um contrato de manutenção preventiva. Para mais informações a respeito deste serviço prestado pela Empire clique aqui.
Caso tenha dúvidas a respeito da lei 13.589 e os impactos em seu estabelecimento, acesse http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13589.htm