Contaminantes. O Que São?
Por: Empire - 06 de Fevereiro de 2025
Neste post vamos definir o que são o contaminantes. Sem dúvida, esses contaminantes estão relacionados com a falta de manutenção preventiva ou, no mínimo, higienização do equipamento. Assim, filtros, rotor, bandeja e serpentina ficam sujos, o que causam diversos problemas à saúde dos ocupantes.
Ar atmosférico
A composição do ar atmosférico é de basicamente gases, vapor d’água e contaminantes. Os principais gases encontrados de acordo com a Ashrae (2004) são (em volume): nitrogênio 78,084%, oxigênio 20,9476%, argônio 0,934%, neônio 0,001818%, hélio 0,000524%, metano 0,00015%, dióxido de enxofre 0 a 0,0001%, hidrogênio 0,00005%, entre outros componentes presentes em menor proporção. Por fim, a quantidade de vapor d’água, varia com a temperatura e pressão do local.
Contaminantes
A definição de contaminante, sob o ponto de vista do condicionamento do ar e da ventilação, é qualquer substância que não faz parte da composição normal do ar atmosférico. Além disso, caso algum componente do ar esteja presente em uma concentração acima dos limites pré-estabelecidos, também é considerado como contaminante. Sendo assim, os contaminantes podem ser classificados basicamente em:
Partículas sólidas:
- Fumos: possuem diâmetro menor que 1 µm. Em síntese, são resultantes da condensação de vapores geralmente após a emanação de metais fundidos e quase sempre acompanhada de oxidação.
- Poeiras: possuem diâmetro menor que 100 µm. Em síntese, são resultantes da desintegração mecânica de substâncias orgânicas e inorgânicas.
- Fumaça: partículas extremamente pequenas resultantes da combustão incompleta do fumo, lenha, carvão, entre outros materiais com carbono.
Partículas líquidas:
- Mists: partículas pequenas produzidas por atomização e pulverização.
- Fogs: partículas resultantes da condensação de vapores.
- Vapor: matéria no estado gasoso, que pode ser liquefeito com o aumento da pressão.
- Gases: fluido impossível de ser liquefeito com um simples aumento de pressão. O gás é o estado da matéria que tem a característica de se expandir espontaneamente, ocupando a totalidade do recipiente que o contém.
Organismos vivos:
- Nessa classificação estão englobadas as bactérias, esporos de plantas, pólen, fungos, entre outros.
Mais detalhes podem ser encontrados no site da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento: https://abrava.com.br/.
Para entrar em contato conosco, mande uma mensagem no whatsapp ou acesse o link: Entre em contato .
Caso queira se aprofundar em outros temas, acesse o nosso blog.
Entre em contato agora mesmo!
Clique no botão e entre em contato para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento.
falar com especialistaPáginas Relacionadas
Conheça Os Tipos De Manutenção Corretiva De Ar Condicionado
Descubra os diferentes tipos de manutenção corretiva de ar condicionado e sua importância para o bom funcionamento do seu equipamento. A manutenção corretiva de ar condicionado...
Split Possui Renovação De Ar?
Split com renovação de ar? Existem alguns splits, como os do tipo cassete e piso teto, que já possuem de fábrica entrada para duto de renovação...
De Onde Surgem Os Contaminantes?
Contaminantes e o ar condicionado sujo Grande parte dos contaminantes contidos no ar interno surgem do próprio ambiente, ou seja, de tapetes, computadores, produtos de limpeza,...
Entenda A Importância De Realizar A Manutenção Ar-Condicionado Em São Paulo
A manutenção ar-condicionado em São Paulo é indispensável para garantir a eficiência desses aparelhos. Através dela, é possível corrigir defeitos e, mais do que isso,...